segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

O depósito infinito da Castorino Santana

Castorino Santana é uma papelaria muito renomado do estado do Espírito Santo. Eu tenho ótimas recordações da minha infância das idas a papelaria no início do ano para comprar uma quantidade ENORME de material escolar, embora não tivéssemos tantas condições financeiras, meus pais não poupavam esforços tornar todo o universo que envolve a escola algo que nos gostássemos e sentíssemos prazer. O estudo sempre esteve em primeiro lugar. Às vezes, eles deixavam a gente em casa e pediam para cada filho (somos em quatro) fazer uma lista de material. 

Minha lista era frente e verso (rsrs) com uma descrição detalhada de cada produto, mais ou menos assim: "8 canetas de gel colorida com cheirinho de morango e glitter", enquanto a da minha irmã era uma lista muito simples, que cabia na metade de uma folha A4; meu irmão nem fazia lista e a mais nova compravam o que a escola pedia.

Alguns materiais eu lembro como se os tivesse usado ontem: a agenda da Barbie, lápis da Barbie, a minha mochila de carrinho verde e vermelha escrito JADE na frente... 

Sabendo que nas redes sociais os vídeos nostálgicos fazem muito sucesso, Yasmin Santana, esposa de um dos herdeiros da papelaria, resolveu contar no Instagram da loja que existiam depósitos com produtos variados, com mais de 20 anos e que estavam intactos. Ela soube fazer vender o peixe

Antes de lançarem o site, algumas lojas físicas, como as do Centro de Vitória, já tinham muitos produtos antigos e bem baratinhos. Eu comprei alguns: o diário da mamãe, para gestantes; caderneta do Pato Donald; o índice telefônico da Charme e a pasta da Witch. 

Lembro de ter visto duas lancheiras com formato dos Banana de Pijamas, mas estava caro.  E, em seguida, ela anunciou que faria um espaço nas loja físicas com produtos vintage. A loja de Jardim Camburi recebeu muitos produtos antigos, as do Centro de Vitória (Costa Pereira e General Osório, minhas preferidas) ganharam mesas e algumas prateleiras; também tem a loja de Laranjeiras, que não recebeu muitos produtos. Mal sabia eu que quando ela divulgasse nas redes sociais tudo se esgotaria num piscar de olhos nas lojas. Pessoas de outros estados vieram ver de perto. Se tornou uma atração. 

Os vídeos abrindo as caixas no depósito, mostrando os produtos raros (intactos, ainda na embalagem), alcançaram milhões de visualizações. Muitos consumidores queriam adquirir as relíquias, e morando em outro estado o site foi a solução.

Comprar no site é uma experiência que te dá uma ansiedade gostosa, um frio na barriga, pois os produtos esgotam na velocidade da luz, isso ocorre porque há uma pequena quantidade das mesmas mercadorias que já não são mais produzidas. Algumas marcas e empresas nem existem mais.

Todos querem um pedacinho do passado, recordar de uma época que não volta mais.

Lembrei do poema de Casimiro de Abreu:

MEUS OITO ANOS

Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!

Como são belos os dias
Do despontar da existência!
- Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é - lago sereno,
O céu - um manto azulado,
O mundo - um sonho dourado,
A vida - um hino d'amor!

(...)

Mas ao contrário do poema de Casimiro de Abreu, a Castorino Santana consegue trazer, depois de tantos anos, a nossa infância querida ao abrir a porta de seu guarda roupa mágico e nos transportar para um mundo fantástico onde sentimos o cheiro, tocamos e revivemos um pouquinho das manhãs ou tardes antes de ir para a escola,  resgatamos memórias que achávamos que já havíamos perdido. Emoções inexplicáveis, mas que são experienciadas a cada caixa aberta naquele depósito empoeirado e tão cheio de poesia. 

Abaixo, confira minhas compras vintage na loja: 






Observação 1: A ursinha já era minha. 

Observação 2: Enrolei tanto para postar que já comprei outras coisas na promoção de fim de ano rsrs. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook

Pinterest

Youtube