sábado, 28 de outubro de 2023

A pós-graduação EAD - Impressões e dicas

Oi, gente!

Resolvi escrever rapidinho sobre a pós-graduação que fiz. A minha saga na Letras-Português está cada dia mais emocionante e próxima de terminar (Aleluia!!!). Mas ainda não acabou. E eu preciso ler e escrever muito se quiser aprender e ser uma boa professora. Procrastinar não dá.

Como já tenho uma graduação, como vocês já devem saber, eu fiz uma pós-graduação lato sensu de 400h na antiga Fabra, atual Faculdade Brasileira Cristã (FBC), em Alfabetização e letramento, no período de cinco meses no ano de 2022.

O que achei do curso?

Deixo claro que essas são as minhas considerações. E que pode não refletir a realidade. Sempre me proponho a ser bem sincera e não vou deixar de ser.

Vamos lá...

O curso é muito fácil. Os textos são curtos e as perguntas, que fazem parte das atividades de avaliação, estão todas na internet. O estudante tem três chances de fazer as provas. Eu não olhava na internet, porque realmente tentava responder com o conhecimento obtido pela leitura. Mas, tirava print das questões e jogava na rede para verificar se estavam mesmo todas online, e todas estavam lá com respostas comentadas, como conteúdos de questões de portais de concursos ou atividades de sites de ensino.

A partir disso, levanta-se a hipótese:  Os professores da faculdade não elaboram às questões, elas são retiradas da internet. Não podemos provar essa hipótese, mas não está muito correto. Para quem faz cursos a distância isso não é novidade, foi uma conhecida que me disse que as questões estavam todas na internet.

Além disso, teve um bloco de atividades, uma matéria que fiquei com 9,0, chamado "Fórum de Educação", que abordava as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) e a educação, surgiram algumas dificuldades de relacionar o material disponível e as perguntas da prova no portal da Fabra (atual FBC). Parecia que não fazia sentido nenhum. As perguntas sem pé e nem cabeça  não correspondiam ao conteúdo.

Para conseguir o certificado de conclusão você deve escolher fazer uma atividade extra ou fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Na dúvida, eu fiz ambos, o TCC e a atividade, que foi essa que mencionei no parágrafo acima onde o conteúdo não correspondia com as questões. Sorte que tinha material da minha graduação sobre o tema.

A nota do TCC é disponibilizado depois de algumas semanas após o envio do artigo, contudo não se tem acesso a correção. Não sei o que estava inadequado para obter nota 8,0. Não questiono a nota, mas gostaria de saber o que poderia ser melhorado. Enfim, ficou o dito pelo não dito. Acredito que seria fundamental existir uma correção dos professores antes de enviar o trabalho para a avaliação final, o que daria a oportunidade de uma reescrita do TCC, cujo os erros poderiam ser corrigidos, dando a chance de tirar um 10,0. 

Outra ponto importantíssimo é que nunca consegui conversar com um tutor. Fiz o projeto totalmente sozinha, o que dificultou muito, pois não tive orientação para iniciar e muito menos finalizar. E para ser sincera: odiei o meu trabalho, não queria aquele tema, mas como já havia iniciado não tive como voltar atrás. 


O que achei da faculdade?

A faculdade não dá suporte necessário, nem para as questões administrativas, digo isso porque fornecem o whatasapp como contato mais ágil, porém é muito difícil a comunicação. Resolvia tudo pelo telefone mesmo e depois os atendentes mandavam mensagem automática pelo whatasapp finalizando o atendimento. Várias vezes fiquei sem acesso ao sistema e adiava fazer as matérias por causa disso. Os boletos são fáceis de pagar, a faculdade te dá descontos, o preço é ótimo. E, apesar de ter dificuldade na comunicação, sempre fui muito bem tratada pelos atendentes.


Faria de novo?

Acredito que essa pós-graduação lato sensu é a opção mais fácil. E a FBC tem um custo benefício muito bom. Outras faculdades como a Multivix oferecem o mesmo curso e é 6x mais cara. Não vale a pena pagar tão caro, sendo que a pós-graduação é a mesma e as disciplina também, é só olhar o site de ambas e comparar a grade de disciplinas.

Então, se vocês me perguntarem se faria de novo, diria que sim. Eu tenho muitas queixas, mas consegui absorver alguma coisa. E aprender também. Quando nos propomos a fazer por essa modalidade EAD, precisamos ter disciplina e concentração. A vontade de aprender pode te levar longe. E, para disputar editais ou ter melhores salários, é fundamental ter especializações.

Dicas para estudar por EAD:

Eu não conseguiria de maneira nenhuma fazer graduação EAD. Um curso de curta duração até vai, agora um de longa duração seria impossível para mim. Eu conheço minhas limitações e precisa de muita disciplina MESMO, caso contrário existe enormes possibilidade de sair da faculdade com um diploma e sendo um péssimo profissional, sem o necessário para desempenhar suas funções. Por isso, lá vai algumas dicas que utilizei para estudar e o que achei que faltou em mim e gostaria de ter lido ou ouvido antes:

1) Leia com atenção o material e faça fichamentos. SIM, FAÇA FICHAMENTOS.


2) Anote as dúvidas. O que não ficou muito claro, pesquise argos no Google acadêmico ou Capes periódicos que possam facilitar a compreensão do assunto. Nesse sites você pode verificar se o tema pela qual você se interessa e pensa em usar para fazer o TCC já foi estudado por alguém; se já está saturado de tanta gente que escreveu sobre; talvez falta falar mais sobre algum ponto específico; ou, falte lidar com o tema sobre uma nova abordagem ou usar outra metodologia. Enfim, leia os artigos e trabalhos que já foram produzidos e esses sites são muito confiáveis. 

3) Só faça a prova quando tiver com os fichamentos em mãos. De preferência para realizar as provas com o computador ou notebook (ou o tablet). A tela maior te dará mais visão das questões.


4) Faça as provas com atenção.


5) Enquanto estiver lendo o material anote aquilo que você gostou mais e leia as referências para, quem sabe, vc adquira os livros e os leia na íntegra, assim você se prepara para fazer o trabalho final.


6) Leia livros, se aprofunde no assunto que mais te interessa. Acumule conhecimento específico.

7) Não tem jeito. Separe um tempo para ler o material, não importa onde, só leia. E, separe pelo menos 1h por dia para fazer as atividades e estudar, pelo menos três vezes por semana, estude 1h no mínimo. 

8) Ah, para fazer o artigo existe dois livrinhos de normas da ABNT que a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) disponibiliza gratuitamente em pdf. Clique aqui e baixe para fazer seus trabalhos de maneira adequada. 

9) Não use Inteligência artificial (chat GPT, entre outros) para escrever o TCC. Lembre-se: no concurso não se pode usar nem celular, será só você com seu conhecimento. 


Com essas dicas você conseguirá escolher um tema para o seu TCC com mais facilidade. A leitura te dará conhecimento até para desenvolver um objeto de estudo. Seja um professor(a) curioso(a). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook

Pinterest

Youtube