quarta-feira, 15 de março de 2023

Não espere ficar perfeito!

Eu estava "passeando" pelo instagram e vi um reels que dizia "Feito com muito capricho e perfeição". E fiquei pensativa. A perfeição realmente existe? Ou a perfeição é somente uma questão de tempo? Pensando nisso e naquilo lembrei dessa frase que é título desse texto: "Não espere ficar perfeito!". Para contextualizar vou contar uma história. Faz um tempo que comecei a costurar, eu costurava muito a mão, mas despertei o interesse em costurar com a máquina. Comprei uma máquina de costura reta doméstica por R$ 200,00, era velha e antiga, uma elgin genius plus, toda de ferro, mega pesada, e ali eu comecei. Aprendi a encher bobina, costurar reto, passar linha, consertar a máquina... tudo sozinha. E fiz algumas roupas e acessórios para mim. Porém, eu não tinha tanto tempo disponível. E ainda não tenho. 



No Brasil, um a cada dois empreendendores ainda abrem negócio por necessidade. Neste país, não se empreende visando ser seu próprio chefe ou porque surgiu uma ideia genial, mas porque precisam comer e pagar aluguel. Empreendedores no Brasil, surgem, em sua maioria, em razão do desemprego.  Em paralelo, muitos indivíduos também estudam e trabalham para sustentar este negócio, enquanto ele não gera lucro.  A maioria dos negócios acontecem na porta de casa, num cantinho da sala, no quarto, na varanda e muitas vezes são ideias executadas por pessoas que não tem apoio financeiro, não tem suporte de parentes, porque os parentes tambem não tem dinheiro, e neste cenário não se pode esperar ficar perfeito para o dinheiro aparecer.  

E em meio a este processo tão conturbado e desigual existe muita dedicação, amor, capricho e estudo com o produto que está sendo desenvolvido, mas não se tem 100% do tempo disponivel que possa ser destinado ao novo empreendimento ou capital para investimento. Por isso, a melhor maneira de se iniciar um negócio é OUSAR. Ouse, ousar! E comece de onde puder. Hoje, pode ser que não saia perfeito. Mas, amanhã, com a prática, estará muito melhor. 

Muitos fatores direcionam alguns negócios para o sucesso com mais rapidez, um deles é o fato de empreendedores terem ajuda. Algumas pessoas além de receberem apoio financeiro, podem ficar em casa em tempo integral e dedicar este momento para explorar todas as nuances do seu negócio e poder errar e acertar sem ninguém saber, ainda realizam cursos de qualificação. Aliás, há outras pessoas mais sortudas, que conseguem iniciar um negócio onde somente gerenciam, nem ao menos fazem a parte manual, está  atividade fica para outras pessoa. 

Por este motivo, NUNCA se compare, e nunca se esqueça que o empreendendor precisa superar somente a si mesmo. Faça com o que tiver e aos poucos, depois de algumas encomendas, você vai melhorando. Não tenha medo de divulgar. Abra uma página no instagram e no facebook, divulgue seu trabalho e venda sem medo. Sobre a minha história lá em cima, no primeiro parágrafo, ainda é uma história em construção. Eu estou mostrando ao mundo, aos poucos, que costuro e faço trabalhos artesanais. E, assim, daqui a algum tempo estarei muito melhor e mais confiante do que hoje. Na medida do possível, entre artigos, provas, tempo no trânsito, rotinas da casa e o meu trabalho, vou me ajustando. Não importa se o seu segmento é roupa, acessórios, artesanato, bordado, comida... O mantra é: NÃO SE COMPARE. NÃO TENHA MEDO. OUSE. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook

Pinterest

Youtube